Vinícola - Imagem 2
Vinícola

Idealizador e proprietário da vinícola, Normélio Ravanello, desde jovem participava das atividades vitivinícolas da família em Antônio Prado, na Serra Gaúcha. Tendo construído carreira profissional na área de engenharia e como executivo, manteve ininterrupta convivência com o vinho. Junto com a esposa Rosa Maria, que tem raízes familiares em Gramado, iniciaram, em 2005, o empreendimento vitivinícola na propriedade adquirida em 1987. As primeiras vinificações, em 2008 e 2009, ocorreram na vinícola experimental da Embrapa, em Bento Gonçalves, RS. A vinificação no estabelecimento da Vinícola Ravanello iniciou em fevereiro de 2010.

Todos os vinhos da Vinícola Ravanello (tintos, brancos e bases para espumante) são elaborados em tanques verticais de aço inoxidável, sob controle automatizado de temperatura. Alguns tintos ou brancos específicos são elaborados em barricas de carvalho francês tipo ‘super premium’, de 400L de capacidade unitária, no sistema de vinificação integral. Após a fermentação, a estabilização dos vinhos pode ocorrer nos próprios tanques de aço inoxidável ou em barricas de 300L, da mesma qualidade e origem daquelas utilizadas na vinificação integral. A Vinícola possui ainda uma estrutura laboratorial para controle de qualidade dos produtos ao longo da vinificação. Todas as variáveis e processos são controlados por sistema de gestão específico para vinificações, assegurando um controle completo da produção.

Nos vinhedos de produção própria, técnicos da vinícola procedem a um rigoroso acompanhamento da uva ao longo de todo o ciclo de produção. Na maturação, a qualidade sanitária e bioquímica é seguida diariamente, através de métodos precisos. Nos vinhedos dos fornecedores parceiros, o acompanhamento é efetuado por técnicos locais, com o mesmo rigor e foco na total qualidade das uvas. Ao serem colhidas, as uvas são imediatamente transportadas à vinícola em caixas especiais e resfriadas em câmara fria. As uvas provenientes dos produtores parceiros são transportadas em caminhões com sistema de refrigeração, a 10C. Após, são desengaçadas e selecionadas manualmente. As tintas podem ser levadas inteiras aos tanques de fermentação ou esmagadas delicadamente, de modo a obter, na fase de maceração, uma extração seletiva de taninos e matéria corante. As brancas são prensadas inteiras em prensa dotada de sistema Inertys, que permite anular o efeito nocivo da oxidação durante todo o tempo de processamento da uva. Tudo visando o máximo de qualidade dos vinhos.

Terroir

Os 2,4 hectares de vinhedos estão localizados junto à vinícola, no município de Gramado, em encostas a cerca de 800 metros de altitude, com exposição solar noroeste. Estas encostas pertencem à Serra Continental, onde o clima é mais seco que o da Serra do Mar, não havendo praticamente ocorrência de neblina. O microclima privilegiado garante adequada amplitude térmica, com dias ensolarados e noites frescas. Essas condições favorecem a formação dos diferentes compostos orgânicos (polifenóis polimerizados, proteínas, polissacarídeos, compostos aromáticos diversos) que compõem a tipicidade e a complexidade de vinhos tintos e brancos. Além do terroir das encostas de Gramado, uvas provenientes da Região dos Campos de Cima da Serra, (Vacaria, RS – 1000 metros de altitude), Serra do Amarari (Monte Carlo, SC – 1200 metros de altitude), Campanha Oriental (Itaqui, RS) e Serra do Sudoeste (Encruzilhada do Sul, RS) são inspecionadas e posteriormente adquiridas e vinificadas na vinícola Ravanello.

Contato

Atendimento: Segunda - Sábado: 09: 30 às 12:00 | 13:30 às 17:30
Visitações guiadas nos horários 10hrs, 11hrs, 14hrs, 15hrs e 16hs.

Agende seu horário por e-mail vinicolaravanello@vinicolaravanello.com.br,
ou através do telefone 54 9668 6400 ou 54 9668 6495.


Preencha o formulário que em breve entraremos em contato.







+55 54 9668 6400     +55 54 9668 6495
vinicolaravanello@vinicolaravanello.com.br
desenvolvido por

NR Empreendimentos Enológicos e Agro Turismo Ltda.
RS 235 KM 28,3 | Caixa Postal 271
Carazal | Gramado | RS | Brasil